O Goio-en transbordou

Sinopse

Um Porto, um rio, memórias. Enquanto passavam as barcas, as balsas, a vida acontecia no Porto Goio-en. Pessoas chegando, passando, partindo, voltando e ficando. A areia, a ponte.  Amores, amizades. Entre as décadas de 1920 e 1970, os moradores do Goio-en, comunidade que fica às margens do Rio Uruguai no município de Chapecó, se alegravam com a possibilidade de cheia no rio. A enchente era sinal de trabalho. Era hora de largar as balsas, que transportavam madeira para a Argentina, rio abaixo.  Era hora de lotar os hotéis e restaurantes com os viajantes que permaneciam no Porto até o rio baixar. As águas do Rio Uruguai sempre foram determinantes na vida dos moradores do Porto Goio-en. Em 1965 o “dilúvio” transformou o local. “Eram mais de cem casas rodando no rio”, lembram os moradores, “e quem se salvou estava na igreja”.  Hoje, o Rio Uruguai transbordou mais uma vez e cobriu boa parte da comunidade do Goio-en. Uma “enchente” provocada pela construção da Usina Foz do Chapecó que mudou definitivamente o destino da comunidade, alterando a paisagem e a história do Porto Goio-en.

Histórico ​

  • O filme foi viabilizado através da captação de recursos via Lei de Incentivo Cultural – Lei Rouanet.

  • ​​O projeto de distribuição foi premiado no Edital Elisabete Anderle, possibilitando a entrega de dois mil DVDs à escolas, secretarias de cultura, instituições culturais e de memória.

  • ​O filme foi exibido no cinema Arcoplex, em Chapecó e em sessões no SESC, na Fundação Cultural Badesc, em universidades, em mostras e circuitos de cinema alternativos.

  • O filme está disponível em https://vimeo.com/257801148

Ficha técnica

O Goio-en transbordou (70’) 2014

Direção, roteiro e montagem

CASSEMIRO VITORINO

ILKA GOLDSCHMIDT
Assistente de direção

ADRIANE CANAN
Produção

ILKA GOLDSCHMIDT
Direção de Fotografia

CASSEMIRO VITORINO
Câmeras

JOSÉ SERGIO BOITA JR.

CASSEMIRO VITORINO

Operador de microfone

ANTONIO LUIZ PELLEGRINI

Finalização

MÁRIO DE OLIVEIRA JÚNIOR
Foto Still

ADRIANE CANAN

NICOLY G. VITORINO

Acervo Fotográfico

VICTORINO ZOLET

Trilha tema

"O Porto"

MÁRCIO PAZIN E CAPELLO CA
Concepção de Arranjos

MÁRCIO PAZIN E ALEX MARTINEZ