Atingidos Somos Nós
Sinopse
As histórias de vida e os impactos socioambientais produzidos pela construção da Hidrelétrica de Itá, localizada entre a cidade de Aratiba no Rio Grande do Sul e a cidade de Itá em Santa Catarina. A hidrelétrica entrou em operação no ano de 2000 e atingiu cerca de 3500 famílias. Na época muitos moradores foram reassentados em outras regiões, mas grande parte permaneceu residindo nas comunidades rurais atingidas. Nesta produção, o foco são as narrativas dos agricultores que permaneceram vivendo no entorno do reservatório após a construção da obra. Estes pequenos agricultores vivem em condições muito precárias e estão presenciando o desaparecimento de suas comunidades.
Histórico
-
O documentário é fruto de uma tese de doutorado desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
-
O filme foi exibido em eventos científicos em universidades do sul do Brasil e espaços culturais, como a Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis.
-
O filme está disponível para exibições na platafoma Videocamp.
Ficha técnica
Atingidos somos nós (38’) 2016
Direção
CARMEM REGINA GIONGO
Roteiro
CASSEMIRO VITORINO, CARMEM REGINA GIONGO e ILKA GOLDSCHMIDT
Montagem
CASSEMIRO VITORINO
Direção de fotografia
CARMEM REGINA GIONGO
Produção e pesquisa
CARMEM REGINA GIONGO
Imagens
CARMEM REGINA GIONGO