Vicente Morelatto morreu aos 26 anos de idade, pouco tempo depois de publicar em 1953 os versos de cordel sobre os fatos que ainda hoje assombram moradores da cidade de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina: “A história do incêndio da Igreja de Chapecó e o linchamento dos quatro presos”. Sua morte foi poucos dias após ter sido transferido para dar aulas em uma escola distante da sua comunidade. Uma transferência explicada pelo amigo em poucas e meias palavras: "ele era uma pimenta e o prefeito…"

No filme "O poeta de cordel" essa história vem à tona, como anuncia o filho de Vicente, Getúlio Morelatto. Além de buscar entender quem foi e como morreu o professor e poeta, o filme reimprime o livreto de Morelatto, em tipografia, tal qual foi publicado pelo poeta. O cordel vai para a praça pública em Chapecó. Ali, no mesmo local onde foram queimados os quatro corpos dos homens acusados de terem queimado a Igreja, os versos são lidos pelo Grupo Vertigem.

Uma história como essa não poderia ficar somente na tela do cinema, o livro de Vicente precisava ser publicado e disponibilizado, assim como o contexto dessa história que durante tanto tempo foi escondida, queimada, apagada. 

Por isso você chega até aqui, onde encontra um Combo online, o mesmo Combo que na sua versão impressa está envolta em um tecido anti chamas. Aqui você acessa o documentário de curta-metragem "O poeta de cordel"; o Livro “A história do incêndio da Igreja de Chapecó e o linchamento dos quatro presos”, de Vicente Morelatto; um livreto com textos da equipe e de convidados e a versão sonora do livro de Morelatto, aqui há também um vídeo de making of da produção em tipografia, intitulado "A Gráfica".

esse espaço de vídeo é pra inserir o booktrailer

O POETA DE CORDEL

A  edição é composta por:

> 1 envelope de tecido com aplicação de CKC2020 

> 1 livro fac-símile do livro História do incêndio da igreja de Chapecó e o linchamento dos quatro presos

> 1 livro complementar 

> 1 pen card com o filme O poeta de cordel

+ áudio livro (para ouvir, acesse: abre.ai/cj8X)

A versão física possui 200 exemplares numerados e pode ser vista nos acervos: ................

Solicitada através do......

Abaixo estão todos as versões digitais para acesso livre e gratuito.

opção2.png
capa23.png
capa-cordel.png
capa-livro-complementar.png
opção2.png

1 pen card com o filme O poeta de cordel  e o making of Gráfica

capa-livro-complementar.png

Livro complementar  com textos e créditos do projeto COK

capa-cordel.png

Fac-símile do livro História do incêndio da igreja de Chapecó e o linchamento dos quatro presos

capa23.png

Baixar

Baixar

Áudio livro História do incêndio da igreja de Chapecó e o linchamento dos quatro presos

SECUL_branca.png

Esse projeto foi contemplado pelo Prêmio Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó. Produzido pela Margot filmes e a Editora editora